quinta-feira, 29 de agosto de 2013


CONVERSA DE CORREDOR



— Oi, Eusébio!

— Oi, Marina! Há quanto tempo!

— É mesmo, Eusébio, faz tanto tempo que a gente não se vê nem nos elevadores nem nos corredores.

— É, a gente chega ao Tribunal, se debruça no trabalho e não tem tempo de ver ninguém, além dos colegas que estão na nossa sala!

— Sabe? Isso tem me preocupado muito. É o mesmo com a família e os amigos! A gente não para de correr. Os tempos modernos estão exigindo de nós cada vez mais. Não sobra tempo pra mais nada.

— Dizem os entendidos que é culpa da vida moderna. Não sei! Mas sabe, Marina, isso, em breve, vai mudar na minha vida.

— Você já descobriu como resolver isso?!! Eu também quero essa fórmula mágica!

— Não vou exatamente resolver esse problema mundial! Eu é que vou mudar de vida: vou me aposentar!!! Já estou com 34 anos de serviço e, logo logo, vou viver a vida que pedi a Deus!

— Mas não é só você! Eu já vou completar 30 anos de serviço e, pra mim também já está chegando a hora tão esperada!

— É, mas essa mudança, às vezes, me deixa preocupado. Mudar de um dia pra o outro... não sei se vou me adaptar!

— Eu também já pensei sobre isso e confesso que, ao lado da vontade de não ter horário, ter tempo livre pra fazer o que quiser, vem um certo desconforto. Não sei como será!

— Já que estamos falando nisso, você já foi à Seção de Legislação de Pessoal pra ver quando você pode se aposentar?

— Ainda não. Não sei se por falta de tempo ou por fuga! Mas eu soube que os aposentados aqui do Tribunal — dizem que eles são organizadíssimos — escreveram o Manual de Aposentadoria, que dá todas as dicas, não só da parte legal, mas também passa emoções e experiências vividas, além de sugestões.

— Eu não sabia disso! Onde se consegue esse Manual?

— É a coordenação do PGQVT* que distribui. Vou passar lá no ProSocial** e pegar um pra mim e um pra você.

— Que bom! Pegue mais um, por favor. Eu tenho uma colega que vai se aposentar por problemas de saúde e, com certeza, como ela está de licença há algum tempo, não deve conhecer esse Manual. Ele é recente?

— Não sei, Eusébio! Mas eu passo lá pego três e levo dois pra você.

— Você promete?!

— Hoje eu estou muito atrapalhada, mas, amanhã, sem falta, levo lá na sua sala.

— Bem, enquanto a gente não se aposenta, o jeito é correr. Tchau, Marina. Te espero amanhã!

— Tchau, amanhã, sem falta!


MARINA CUMPRE SUA PROMESSA



— Eusébio, eu trouxe o que prometi!

— Oi, Marina! Não via a hora de você chegar com o Manual. Ele é mesmo interessante/!

— Muito! Veja! Ele tem resposta pra quase todas as nossas perguntas. E, além disso, nos faz refletir sobre coisas que ainda não tínhamos pensado. Traz também dicas e sugestões.

— Deixe-me ver do que se trata. Você está mesmo muito interessada.


* Programa de Gestão em Qualidade de Vida e Trabalho
**Programa de Saúde da Secretaria de Programas e Benefícios Sociais do TRF-1ª Região.

(Texto de abertura do livro  Aposente-se: o único risco é ser feliz! publicado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, outubro de 2003.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário