sábado, 28 de dezembro de 2013

BYE-BYE, 2013!




É inevitável, o final do ano se aproxima e cada qual, a seu modo, faz o balanço das alegrias e das tristezas; das vitórias e das derrotas; dos erros e dos acertos; enfim reavalia as situações vividas ao longo do ano.
Este, não está sendo diferente para mim, sobretudo porque, em novembro passado, tive uma grande perda: minha mãe partiu e, embora minha vida seja prenhe de seus ensinamentos e exemplos, estou órfã de sua presença. Mãe é mãe, mesmo quando extremamente frágil, estar com ela é um conforto espiritual, um sentir-se criança, adolescente, com 20, 30 anos... Ela sintetiza o que fomos, o que somos...
A casa materna, seja ela qual for, tem uma magia incomparável: além da onipresença paterna, fotos, objetos, lembranças mil, documentos antigos... até nossos boletins escolares! Uma delícia rever todas essas maravilhas...
É! Perdi, além da minha mãe, todos esses encantos que só sabemos o verdadeiro valor quando deixamos de tê-los, porque nunca nos imaginamos sem eles: eram parte de nossas vidas! Um novo aprendizado será mister!
Uma certeza, no entanto, me anima: sei que terminei o ano, mais forte, mais bem preparada para prosseguir minha jornada. É assim... as surpresas não param! Quando se pensa estar pronta para todos os desafios que nos são impostos, ainda temos muito o que aprender com as experiências vividas e nem sempre fáceis, mas que nos completam como pessoa.
Considero que o ano foi difícil não apenas no aspecto pessoal. Para mim, como brasileira e cidadã deste planeta, lastimo pelo que houve tanto no cenário nacional como no mundial: desamor, catástrofes, tragédias, insegurança, enfim tantos acontecimentos que nos aterrorizaram e que dormem ameaçadores perto e longe de nós. Infelizmente, sabemos, com certeza, que uma atitude tomada mesmo a milhares de quilômetros de distância poderá modificar o nosso amanhã ou até o nosso daqui-a-pouquinho.
O ano está terminando, leva consigo tristezas e deixa lições, algumas de duro aprendizado, mas deixa também amores vividos, sorrisos trocados, família reunida, amigos presentes, sonhos concretizados.
É por tudo isso que o meu bye-bye para 2013 é também cheio de agradecimento. E, com muita fé, posso dizer, avante! Que venha 2014! Sei que chegarei lá mais forte, tanto pelas difíceis experiências vividas, como também por tudo de bom que este ano me proporcionou.
Assim, renovo o propósito de me esforçar ao máximo para ser mais humana, solidária e amável a cada dia do novo ano.


Amorosamente,  Aliris
21.12.2013



2 comentários:

  1. Querida, vc se supera a cada crônica...
    Emocionante.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Querida Aliris! Maravilhoso chegar mais forte ao final do ano apesar das adversidades!
    Desejo-lhe que o novo ciclo que está iniciando seja repleto de tudo que alegre o seu coração! Feliz 2014!
    Beijinhosss,

    ResponderExcluir